A Google Science Fair, uma competição online global de ciência e tecnologia, divulgou nesta semana os finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade. São cinco regiões participantes: América Latina, África, América do Norte, Oriente Médio, Pacífico Asiático e Europa. Entre os cinco finalistas da América Latina está o projeto dos estudantes de Fortaleza João Gabriel Stefani Antunes, de 15 anos, e Letícia Pereira de Souza, de 18 anos.
No projeto “Semente Mágica – Transformando água contaminada em água potável”, os jovens estudaram a semente da moringa, uma planta local, como filtros de água biodegradáveis para tratar água contaminada.
A inspiração para o trabalho surgiu em novembro de 2015, quando uma barragem rompeu, em Minas Gerais, causando um desastre ecológico: 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração contaminaram água para consumo e irrigação oriunda do Rio Doce. Os estudantes buscaram uma forma acessível e barata para tratar a água no Brasil.
Gabriel cursa a 1ª série do Ensino Médio e faz curso preparatório para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Já Letícia concluiu os estudos também no Sistema Ari de Sá, em 2015 e, atualmente, cursa a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Letícia vive no Ceará desde 2014, quando deixou a família em Pindamonhangaba, em São Paulo, para se dedicar aos estudos em Fortaleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário