Uma dupla do Ceará está na final do Google Science Fair, competição online global de ciência e tecnologia. Eles concorrem ao Prêmio Impacto na Comunidade com um projeto que propõe o uso da semente de moringa para tratar água contaminada. O resultado sai nesta segunda-feira (18).
João Gabriel Stefani Antunes, de 15 anos, e Letícia Pereira de Souza, de 18 anos, são os representantes do Ceará. Ambos moram em Fortaleza. Ele cursa a 1ª série do ensino médio e se prepara para o vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e ela cursa a Universidade de Stanford. Letícia, porém, é de São Paulo, mas veio para o Ceará desde 2014, para estudar.
A ideia deles surgiu em 2015, após o rompimento de uma barragem em Minas Gerais que causou um desastre ecológico. O intuito era encontrar uma forma barata e acessível para o tratamento de água.
O nome do projeto dos dois é “Semente Mágica – Transformando água contaminada em água potável”. Na prática, eles usam a semente da moringa como filtros de água. A moringa é uma planta originária da Ásia e da África, com árvores de até 12 metros de altura, que fornece abundantes galhos carregados de pequenas folhinhas verdes. Apesar das origens, é fácil encontrá-la por aqui.
Além da dupla, uma estudante do Mato-Grosso também compete ao prêmio, pelo Brasil. Cinco regiões participam do Google Science Fair (América Latina e do Norte, África do Norte, Oriente Médio, Pacífico Asiáico e Europa). Os vencedores vão receber ajuda de custo de mil dólares e um ano de monitoria de uma organização parceira do Google. Além disso, eles serão convidados para o Finalistas Globais, em setembro, na Califórinia. Estudantes de 13 a 18 anos participaram da competição.
Fonte:- cnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário